quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Os planos fracassam por falta de conselhos, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.


Olá, tudo bem?

            Hoje o tema do artigo que eu trouxe especialmente para você, vai propôr uma reflexão: Empreendedor como você tem lidado com os seus problemas emocionais? O que é melhor? Caminhar sozinho com os seus problemas, ou acompanhado de uma pessoa mais sábia que você neste aspecto para lhe auxiliar na dificuldade atual?

            Como já dizia Clarice Lispector: "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe."

            Todos empreendedores enfrentam lutas. Há muitas provações em uma jornada empreendedora, e nós profissionais liberais, empresários e donos de negócios (seja ele físico ou online) temos todos os recursos necessários para passarmos nestes testes. Muitas vezes, porém, o fracasso acontece porque escondemos nossos problemas em vez de pedir ajuda. Se buscarmos a direção de pessoas sábias, nossas lutas e provações poderão ter um final feliz e bem sucedido.

            Fato esse, que muitas vezes se repete com profissionais intelectuais, que somado ao time da soberba, fica mais contundente:

            _ "Eu sou Professor, doutor em Psicologia. Sou Terapeuta, há mais de vinte anos, tenho uma carreira sólida na Psicologia e com um consultório lotado de pacientes. Não admito essa fraqueza em mim!". E por trás de uma máscara profissional impenetrável, há um homem a um passo do colapso. Que à beira de uma crise existencial, tornando um fardo insustentável, quase bota toda sua carreira de sucesso à perder. Como fuga, fogem das tramas asfixiantes da solidão, por meio de sua agenda lotada de clientes.

            Há também o caso dos profissionais, que tem o melhor estudo, a melhor educação técnica. Especialistas em manipular produtos e operar máquinas e computadores. Porém, inábeis na área de lidar com as emoções humanas. Tornando-se cronicamente insatisfeitos, onde não sabem observar, intuir e induzir. Fato esses, imprescindíveis para a sobrevivência emocional deles.

            Quando tiver um problema, é uma boa compartilhá-lo com pessoas de confiança, como seus pais, um conselheiro, professores, pastores. Contar as coisas para o seu melhor amigo também é legal. Mas, talvez ele também não saiba o que fazer. "Os planos fracassam por falta de conselhos, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros." Pv 15.22

            Pode ser que compartilhar seu problema com outro adulto, ou profissional da mesma área que a sua, lhe pareça constrangedor, mas será pior ainda guardar segredo sem saber o que fazer. Colocando em risco o seu negócio, e todas as pessoas que precisam e fazem parte dele. Além, do que você está abrindo mão daquele antigo sonho que tanto almejou um dia, se esvaírem, por conta de uma fraqueza emocional.

            Não se enganem, pra tudo há um propósito. A morte de um ser humano se dá, não quando se falta pulsação, e sim quando se deixa de se sentir importante e valorizado pelos outros e principalmente por si mesmo. Muitas vezes, praticamos nossa própria eutanásia psicológica. Avalie hoje mesmo como anda sua vida em 360º e revolucione os seus negócios.

            Lembre-se sempre, há pessoas que se importam com você e querem o seu bem. Deixe que elas a ajudem.

            E se mesmo assim, se sentir desconfortável não exite em conversar com um Profissional mesmo que desconhecido, seja um Psicólogo ou um Coach. Pois, no caso do Profissional Coach, ele poderá trabalhar suas dificuldades, baseados em Metas e Resultados, gerando transformações. Uma jornada de Autoconhecimento, muito aprendizado aliado à ações concretas. Tudo com muito foco e planejamento, sendo a evolução no seu tempo, conforme sua dedicação e determinação. 


                 Lembre-se há muitos profissionais nesta área, que disponibilizam uma sessão gratuita. E que em uma única sessão você poderá obter muitos Insights, que antes não fazia ideia do que poderia estar acontecendo. Pois, nada melhor do que uma pessoa de fora para enxergar com mais clareza, o que não enxergamos quando nós mesmos, estamos imersos no problema. Não é mesmo? Alguém que veja a mesma situação com tanta lógica, que não deixará você se perder nas emoções do momento. 


            Conforme li uma vez uma citação de uma Psicóloga em que dizia que: " A Psicologia é uma ferramenta que necessita de tempo e estudo. Mas, a análise é própria de cada sujeito, qualquer pessoa pode fazer uma análise ou auto-análise, porém o maior desafio é romper com o preconceito que muitas vezes surge ligado ao julgamento."


E aí, gostou deste artigo?

Fez algum sentido para você? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário