As pessoas avaliam você em segundos, mas o que exatamente
eles estão avaliando?
A professora de Harvard Business School, Amy Cuddy vem
estudando as primeiras impressões ao lado dos colegas psicólogos Susan Fiske e
Peter Glick por mais de 15 anos, e descobriu padrões nessas interações.
Em seu novo livro, “Presença”, Cuddy diz que as pessoas
respondem rapidamente duas perguntas quando eles te encontram pela primeira
vez:
Posso confiar nesta pessoa?
Eu posso respeitar esta pessoa?
Os psicólogos referem-se a estas dimensões como cordialidade
e competência, respectivamente, e, idealmente, você quer ser percebido tendo
ambos.
Curiosamente, Cuddy diz que a maioria das pessoas,
especialmente em um contexto profissional, acreditam que a competência é o
fator mais importante. Afinal, eles querem provar que eles são inteligentes e
talentosos o suficiente para lidar com o seu negócio.
Mas, na verdade a cordialidade, ou confiabilidade, é o fator
mais importante na forma como as pessoas avaliam você. “De uma perspectiva
evolucionária”, diz Cuddy, “é mais crucial para a nossa sobrevivência saber se
uma pessoa merece a nossa confiança.”
Faz sentido quando você considera que para os homens das
cavernas era mais importante descobrir se seu companheiro estava lá para
matá-lo e roubar todos os seus bens ou se ele era competente o suficiente para
construir um bom fogo com você.
O novo livro de Cuddy explora formas para nos sentirmos mais
confiantes. O livro já é best-seller na Amazon dos EUA.
Enquanto a competência é altamente valorizada, Cuddy diz que
ela é avaliada apenas depois que a confiança é estabelecida. E, que se
concentrar demais em exibir a sua força pode sair pela culatra.
A competência é altamente valorizada, mas é avaliada apenas
depois que a confiança é testada.
Cuddy diz que estudantes de MBA estão muitas vezes tão
preocupados em parecer inteligentes e competentes que isso pode levá-los a
ignorar eventos sociais, não pedir ajuda, e geralmente parecer inacessível.
“Uma pessoa calorosa, confiável que também é forte provoca
admiração, mas só depois que você estabelece a confiança é que sua força se
torna um dom e não uma ameaça.”
Estes overachievers podem se frustrar ao não receberem a
oferta de emprego porque ninguém os conheceu melhor para confiar neles como
pessoas.
“Se alguém que você está tentando influenciar não confiar em
você, você não vai chegar muito longe.
Na verdade, você pode até provocar suspeitas porque
você parecer apenas um grande manipulador”, diz Cuddy.
Amy fez um TED Talk muito interessante e está legendado
abaixo:
Artigo da Business Insider - Via Jornal do Empreendedor.
Fez algum sentido para você? Deixe seu comentário e
compartilhe com os amigos.
Ou se preferir,
agende um bate-papo comigo para vermos de que forma posso lhe ajudar.
Confira aqui, alguns Cases de Sucesso.
https://www.facebook.com/potencializacaoEUpreendedora/
Confira aqui, alguns Cases de Sucesso.
https://www.facebook.com/potencializacaoEUpreendedora/



Nenhum comentário:
Postar um comentário