Silencie as vozes críticas em sua mente...
Existe um comportamento desgastante do qual muitos de nós,
com frequência, somos vítimas: ouvir as vozes críticas escondidas em nossa
mente. Quer elas provenham de críticas externas, quer de nossos próprios medos
e dúvidas, essas vozes negativas enviam mensagens de que não somos
suficientemente bons, suficientemente gentis, ou suficientemente produtivos. A
pesquisa mostra que o ecoar de pensamentos negativos em nossa cabeça aumenta
nossas chances de depressão, nos isola dos outros, e inibe nossa capacidade de
perseguir metas.
Veja o exemplo de Rajeev, vice-presidente executivo
responsável por um negócio bilionário numa empresa de alta tecnologia, que foi
vítima desse tipo de pensamento. Ele havia progredido rapidamente na carreira e
tinha no currículo muitos negócios bem-sucedidos. Rajeev também tinha formado
equipes que trabalhavam juntas com sucesso. Mas quanto mais ele ascendia na
carreira, menos feedback recebia. Rajeev estava desesperado tentando descobrir
o que ele poderia fazer para melhorar ainda mais sua eficiência. Ele me
contratou como seus coach e me pediu para entrevistar 15 colegas de
trabalho para poder entender melhor como eles o viam. Os resultados foram
extremamente positivos. As pessoas valorizavam a inteligência e a perspicácia
de Rajeev para os negócios e elogiavam sua capacidade de olhar para o futuro e
tomar atitudes decisivas.
Mas Rajeev não via esse feedback positivo. Ao contrário, em
seus reports ele amplificava as críticas negativas que eram muito
menores, como por exemplo, que ele poderia se tornar tão focado numa meta que
ignorava os relacionamentos pelo caminho, e seus colegas podiam acabar se
sentindo rejeitados e pressionados. Rajeev estava desolado.
Esse feedback não era novo para Rajeev — e era válido. Mas
não foram as verdadeiras percepções que impeliram Rajeev a entrar em desespero.
Ao contrário, foi no tom de voz e na forma de expressar os comentários de
alguns colegas. Era a voz deles que ele ouvia em sua mente. Essas vozes o
fizeram enfurnar-se em seu escritório, diminuir o ritmo de trabalho e de
produtividade e o impediram de tomar decisões importantes na empresa.
Rajeev precisa de uma estratégia para conseguir retomar seu
caminho novamente. Alguns estudos sugerem que precisamos de cinco vozes
positivas para cada voz negativa que carregamos dentro de nós para nos
mantermos equilibrados, felizes, e produtivos. Felizmente, para Rajeev, ele não
precisou procurar as outras cinco vozes — ele já havia redigido um report cheio
delas. Ele simplesmente precisava usá-las.
Nós montamos um plano e ele seguiu quatro passos: Mostramos
a seguir como ele transformou negatividade em produtividade:
Procure o positivo. Muitas vezes assumimos que o maior
potencial para o aperfeiçoamento está em melhorar nossos pontos fracos. Mas
aprimorar nossos pontos fortes também é importante. De acordo com uma pesquisa
da Gallup, as pessoas que utilizam seus pontos fortes diariamente são seis
vezes mais engajadas, e as equipes focadas em seus pontos positivos são 12,5%
mais produtivas. Em vez de perguntar somente o que você fez errado, requisite
também feedback positivo. Pergunte, “do que você mais gostou na minha
apresentação?” ou “o que foi mais útil para você nessa rápida exposição?”
Ouça o positivo. Absorva. Muitos de meus clientes
solicitam feedback positivo mas só começam a tomar nota quando começa o
feedback negativo. Anote o feedback positivo para você saber o que deve
replicar. Isso também sinaliza a quem forneceu o feedback que o retorno
positivo é tão importante para você como os pontos a serem melhorados.
Esforce-se para entender o positivo. Permita-se se
curvar e se regozijar com os aplausos. Pense num elogio que você recebeu
recentemente. O que você fez em resposta? Você procurou se desculpar? “Eu tive
sorte”. Você tentou minimiza- lo? “Eu recebi muita ajuda”. Na melhor das
hipóteses, você provavelmente disse, “Obrigado”. Por outro lado, qual sua
atitude quando alguém faz comentários negativos? Você faz perguntas e até pede
exemplos. Transforme um elogio numa oportunidade de reunir exemplos concretos
de como você é eficiente. Por exemplo: “eu estou muito feliz porque meu
workshop o ajudou. E então, ele foi útil? O que, na minha apresentação, serviu
para você aprender?”
Acredite no positivo, e aja como se ele fosse verdadeiro. Mesmo
que você, de alguma forma, tenha se predisposto a seguir os três passos acima,
ainda poderá passar um bom tempo acreditando no que as pessoas dizem a seu
respeito. Talvez você se pergunte se quem forneceu o feedback não estava mal
intencionado. Em vez disso, acredite que o que eles estão dizendo possa ser
realmente verdade. É mais fácil fazer isso se você cultivar o que eu chamo
vozes “Jalil”. Jalil foi a primeira pessoa em minha vida cujas palavras de
encorajamento me ajudaram, e até salvaram minha vida. Descubra as pessoas com
as melhores intenções e em quem você confia que está lhe dizendo a verdade. Ao
ouvir repetidamente essas vozes, será maior probabilidade de você perceber seus
aspectos positivos e internalizá-los.
Assim que Rajeev aprendeu a canalizar as vozes positivas em
sua mente, ele não só se tornou mais produtivo, mas também mais consciente de
seu tom com os outros. Quando as vozes negativas em sua mente se aquietaram,
ele percebeu o que deveria dizer para ser uma voz positiva para seus colegas.
Isso ajudou a libertar alguns de seus colegas de seus próprios pensamentos
obscuros e também a melhorar sua produtividade — um círculo virtuoso.
Torne uma prática diária apontar numa direção com as chances
de cinco para um. Você pode não saber exatamente quantas vozes positivas e
negativas está permitindo em sua mente diariamente, mas quando você começar a
acumular comentários positivos perceberá uma mudança no seu nível de energia e
de produtividade. Com o tanque cheio, é mais fácil externar boa vontade e ser
uma voz positiva para outras pessoas.
Texto de Sabina
Nawaz é coach global de CEOs, oradora motivacional sobre liderança e
escritora.
Texto original de Harvard Business Review Brasil.
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